Fundação de Casas

A fundação de casas é uma etapa fundamental na construção de qualquer imóvel. É a base sobre a qual toda a estrutura da casa será construída, garantindo sua estabilidade e durabilidade ao longo dos anos. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da fundação de casas, os tipos mais comuns de fundações e os cuidados necessários durante sua execução.

Importância da fundação de casas

A fundação é responsável por transmitir as cargas da construção para o solo de maneira segura e estável. Por isso, é essencial que seja projetada e executada corretamente, levando em consideração as características do terreno e as necessidades da construção.

Uma fundação mal feita pode comprometer toda a estrutura da casa, causando fissuras, trincas e até mesmo desabamentos. Além disso, problemas na fundação podem tornar a casa suscetível a infiltrações e problemas estruturais, o que pode resultar em gastos extras com reformas e reparos.

Tipos de fundações

Fundações rasas

As fundações rasas são as mais comuns em construções residenciais. Elas são indicadas para terrenos com boa capacidade de suporte de carga e consistem em sapatas isoladas, sapatas corridas e radier.

As sapatas isoladas são elementos individuais, geralmente em formato de bloco ou placa, que recebem o peso dos pilares e distribuem a carga de forma equilibrada para o solo. Elas são indicadas para construções de um ou dois pavimentos.

Já as sapatas corridas são utilizadas quando há pilares alinhados em uma mesma direção. Elas são mais econômicas que as sapatas isoladas, pois podem ser construídas de forma contínua. Esse tipo de fundação é indicado para construções térreas ou com até três pavimentos.

O radier é uma laje que cobre toda a área da construção, transmitindo a carga uniformemente para o solo. Ele é uma opção viável para terrenos com boa capacidade de suporte e é indicado para construções térreas.

Fundações profundas

As fundações profundas são utilizadas em terrenos com pouca capacidade de suporte de carga. Elas são executadas por meio de estacas ou tubulões, que são cravados no solo até atingirem uma camada com maior capacidade de suporte. Esse tipo de fundação é indicado para construções com mais de três pavimentos.

Cuidados na execução da fundação de casas

Para garantir a qualidade e a durabilidade da fundação de casas, alguns cuidados são essenciais durante sua execução. É importante contratar profissionais especializados, que possuam experiência na área e estejam familiarizados com as normas técnicas de construção.

O terreno também deve ser rigorosamente avaliado, levando em consideração suas características geotécnicas e a presença de lençol freático. Um estudo prévio do solo é fundamental para determinar as melhores soluções construtivas.

Além disso, é necessário realizar acompanhamento técnico durante a execução da fundação, verificando se todas as etapas estão sendo realizadas de acordo com o projeto e as normas técnicas. Essa fiscalização é fundamental para evitar erros de execução que possam comprometer a estabilidade da construção.

Em resumo, a fundação de casas é uma etapa crucial na construção de qualquer imóvel. Ela é responsável por garantir a estabilidade e a segurança da construção, transmitindo as cargas para o solo de maneira adequada. Por isso, contar com profissionais qualificados e seguir todas as normas técnicas é fundamental para obter uma fundação de qualidade.

Solicite Orçamento!

Encontre em nosso site